sábado, março 24, 2007

E pronto ... lá foram eles !!!

Final de vida dos fabulosos rebocadores "Ponta do Garajau" e "Cabo Girão", ao serviço da A.P.R.A.M.. Grandes rebocadores, pau para toda a obra, que grandes dores de cabeça e cabelos brancos deram aos Pilotos ... mas também, que muito ensinaram e que saudades deixam ... Já se sente a falta deles e ainda agora é agora !!!


Vão fazer tanta falta !?!?




Para relembrar para a bidinha toda, entre muitos outros casos, o fabuloso "Cabo Girão" na passagem de ano 2005/2006 ... Manobra de Largar/Saír do também fabuloso QE2, ás 0015 do dia 1, atracado por BB no Cais da pontinha do Porto do Funchal.
- Ó António, Deus nos balha !!!
Cabo Girão com cabo passado á Proa do Navio, pronto a fazer força na perpendicular (ligeiramente ao espringue !!!) e embarcações de todo o tipo e feitio a passarem por baixo do cabo, e por cima e pelo lado e ... Ai Ai Ai ... E com a lancha Piloteira Valério de Andrade a tomar conta do cabo só se ouvia do Mestre: - Eu nem tempo tenho de me desviar deles ???!!!???
E a manobra fez-se sem avarias, em segurança á moda da Madeira, sabe Deus ...
E, já cá fora, ao largo da pontinha, deu-se ordens ao "Cabo Girão" para largar cabo e vir trabalhar ao costado (amura de BB) para se dar volta ao Navio. E lá veio o António encostar a molhelha (ou seja, espremer a molhelha) e fazer "toda a força" ... e o QE2, com toda a sua imponência, riu-se das cócegas que sentia, e continuou, impávido e sereno, a exibir todo o seu explendor e a manter a magnífica Proa calma, tranquila, sem mexer um grauzito que fosse ...
- "DÁ-LHE FORÇA, ANTÓNIO"
- "TÁ Á FORÇA TODA, SÔ PILOTO"
- "OH!!! ENTÃO PODE DAR A BOLTA ... ORA PÔRRA !!!
E lá precisou o QE2 dos 7´de milha a Sul da pontinha, para guinar os 120º necessários e seguir biagem para Southampton.
E lá foram o António e o "Cabo Girão" curtir a noite da passagem do ano - Rabillon á moda da Madeira - Ah, e Eu juntei-me a eles, depois ... é festa, é festa !!!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ahahah


ohh sr. Pedro Maguetaa...

é do melhor que há!!

nem os indivíduos que pagam (e pagam bem) para sair nesses navios que saem no fim-de-ano têm um Reveillon tão fantástico como o nosso!!

é imensamente triste que já não se possa voltar a repetir proezas como em anos passados... mas enfim.. ficam as recordações!!!

Cumprimentos

Pedro Santos
filho de António Santos

14 de outubro de 2009 às 01:21  

Enviar um comentário

<< Home